Padrão de entrada, tudo que precisa saber!


Você sabe fazer o dimensionamento do padrão de entrada ou já precisou de dimensionar um padrão de entrada e ficou na dúvida? Neste artigo vamos mostrar tudo que você precisa saber para dimensionar um padrão de entrada como por exemplo, qual o nível da tensão elétrica, dimensionamento de disjuntor, potência e entre outros parâmetros necessários para o dimensionamento correto. Vamos lá!


O que é padrão de entrada?

O padrão de entrada é o principal ponto de entrada de energia elétrica das unidades consumidoras, sedo que o padrão de entrada é composto por um wattímetro que também é conhecido como medidor de energia elétrica, um disjuntor e a caixa do padrão. O wattímetro tem a função de realizar a medição de consumo da residência em KWh (potência hora). Já o disjuntor tem a função primária de proteger a instalação elétrica e também é um dispositivo de manobra externa da residência. A caixa do padrão tem a função de proteger os componentes contra danos como por exemplo, chuva, sol, contado involuntário das pessoas nos componentes etc.


Modelos e níveis de tensão elétrica do padrão de entrada

No Brasil existem inúmeras concessionárias de energia elétrica e cada uma tem suas normas internas, que são baseadas no PRODIST da ANEEL (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional). Por esses motivos existem diferentes modelos de padrões de entrada como por exemplo, em ferro, ferro com tampa de acrílico, em poste de ferro, poste de concreto etc.



Todas as informações a seguir estão em conformidade com a norma ND-5.1 (Norma de Distribuição) da concessionária de energia elétrica CEMIG do estado de Minas Gerais. As cargas da tabela a seguir são todas monofásicas de 127 Volts. Estes valores foram retirados da tabela de potência média de aparelhos residenciais e comerciais, disponibilizada pela CEMIG, essa tabela pode ser usada quando não se sabe a potências dos equipamentos de uma residência por exemplo.


Após realizar o levantamento das potências de cada equipamento da instalação é preciso converter as potências dos equipamentos de Watts (W) para Kw (Kilowatt), para realizar essa conversão precisamos dividir a potência de cada equipamento por mil, após isso somar todas as potências dadas em Kw, como podemos observar na imagem a seguir:


Depois de todos os cálculos chegamos ao valor total da potência (6,67 Kw) da residência, com esse valor devemos consultar as informações e tabelas das concessionárias responsáveis pela distribuição de energia elétrica da sua região, para obter as informações necessárias para realizar a instalação do padrão de entrada com por exemplo, valor da corrente elétrica do disjuntor do padrão de entrada, tipo de fornecimento, seção de condutor entre outras informações.


Como nosso exemplo foi realizado conforme a norma ND-5.1 da CEMIG, podemos encontrar essas informações na tabela 1 (dimensionamento para unidades consumidoras urbanas ou rurais atendidas por redes de distribuição secundárias trifásicas (127/220v)). Abaixo desta tabela encontram as informações necessárias para a montagem correta no padrão de entrada.


Considerações finais:

Mostramos como dimensionar um padrão de entrada baseado em fornecimento de energia elétrica monofásica 127 Volts da concessionária CEMIG de Minas gerais, em nosso exemplo não foi preciso usar algumas informações como por exemplo a demanda. Pode ficar tranquilo que do site do Mundo da Elétrica está cheio de informações sobre padrões de entra, sendo assim fique à vontade para ler outros artigos relacionados ao tema. Qualquer dúvida ou curiosidade deixe nos comentários que iremos responder!


Então na hora de executar o serviços de padrão de entrada em residencias conte com a nossa equipe contate-nos.









Sondagem

Gostou do nosso site/?

Sim 3 50%
Não 3 50%

Total de votos: 6